X Congresso de estudantes da USP
De 27 a 30 de maio, acontecerá o X Congresso de Estudantes da USP. O Congresso de Estudantes é o maior e mais importante fórum do Movimento Estudantil. Nele, estudantes de todos os cursos e campi de nossa Universidade estão presentes e representados por suas delegações. É um espaço  em que debates e deliberações sobre a sociedade, universidade e o próprio Movimento Estudantil acontecem para definir a organização e os rumos que iremos tomar daqui para a frente.
O Congresso, também, é um espaço privilegiado para que possamos avançar na elaboração de um projeto de Universidade a ser defendido pelo Movimento Estudantil. Um projeto mais justo, de uma USP de fato pública, de qualidade e para tod@s. Podemos, assim, atuar de maneira propositiva, em defesa de um projeto.
Para que o X Congresso aconteça e possa cumprir com sua função, portanto, ele deve ser preenchido de política, debates e reflexões. O período pré-congressual, para isso, é indispensável. Nesse período, o DCE-Livre da USP realizará debates sobre os principais temas do Congresso: Conjuntura, Universidade e Movimento Estudantil. O CEUPES também fará debates pré-congressuais, como o que acontecerá na terça-feira (20/04) com o tema “O que é o X Congresso? Qual a sua importância?” para iniciar o debate entre os estudantes sobre esse fórum.
Outro momento importante do pré-congresso é o ENCA (Encontro de Centros Acadêmicos), que é aberto a tod@s os estudantes. Ele acontecerá nos dias 17 e 18 de abril, no campus de Piracicaba. Participem!

Currículo
Semana passada, após a atividade realizada pelo CEUPES com o departamentos e comissão de graduação, algumas questões ficaram latentes entres as/os estudantes: Qual o mérito para a escolha de determinados temas que serão abordados pelas matérias oferecidas em decorrência de outros? As disciplinas optativas estabelecem algum tipo de continuidade temática entre elas e em relação ao ciclo básico? O oferecimento de disciplinas é subordinado à temática das pesquisas dos professores à disposição? Como tratar o caso de estudantes que ficaram sem nenhuma matéria devido aos problemas citados? Como se dá a mudança da licenciatura?
Além do problema das optativas e licenciatura, outras questões que mereceram destaque neste ponto como o não oferecimento de matérias de outros cursos que seriam fundamentais para a nossa grade de matérias (bases de história, filosofia, geografia, etc.) e o oferecimento de matérias obrigatórias em outras unidades.
Essas questões colocadas deixam como tarefa para as/os estudantes a discussão sobre os critérios de escolha e atualização de nosso currículo. Mas, discutir as matérias isoladamente poderia nos dar uma dimensão incompleta da formação do cientista social.
Será que nosso currículo também não deveria afirmar mais o caráter público da universidade? Compreendemos que não basta discutir todas as questões de forma e conteúdo de nosso conhecimento pensando apenas na academia. Mas se temos a necessidade de discutir o nosso próprio currículo, temos a responsabilidade de refletir como queremos que seja o contato da juventude e da população de modo geral com as Ciências Sociais. Por isso, o CEUPES chama para terça-feira, dia 13/04, às 18h, no Espaço Estudantil, um GT Currículo que nos auxilie a tocar todas essas questões ao longo do ano!
A “nota do CEUPES sobre a conversa com os Departamentos e Comissão de Graduação” está no blog: ceupes2010.wordpress.com

Representantes Discentes
A representação discente (RD) é uma importante ferramenta que nós, estudantes, conquistamos há alguns anos. Através dela, mesmo que de forma limitada e pouco representativa, temos nossas opiniões levadas aos departamentos e principais conselhos da Faculdade. Além disso, é por meio dos RDs que conseguimos informações privilegiadas sobre eventuais mudanças na nossa Universidade. Portanto, mais que uma via de diálogo entre os estudantes e a Faculdade, os RDs cumprem a importante função de instrumentalizar alguns debates políticos do Movimento Estudantil, de modo a fortalecer a organização coletiva dos estudantes em torno da defesa de um projeto de educação.
Nesse mês de abril, como acontece todo ano, o CEUPES realizará eleições de RDs para os três departamentos do nosso curso (Antropologia, Sociologia e Ciência Política). Para nos prepararmos melhor e entender a real importância dessa ferramenta, teremos nessa quinta-feira (15/04) uma conversa com os atuais RDs do curso, em que a presença de tod@s é fundamental.

Calendário de Atividades
12/04 – Reunião da comissão aberta para sorteio dos textos do Boletim – 18h no Espaço Verde
13/04 – GT Currículo – 18h no Espaço Verde
15/04 – Café com CEUPES sobre Representação Discente – 18h no Espaço Verde
20/04 – Debate sobre o X Congresso dos Estudantes