De 24 a 27 de maio, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da USP organiza um dos eventos mais importantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas: a Semana de Ciências Sociais. O encontro tem sido nos últimos anos um espaço importante para debates e reflexões acerca da realidade brasileira sob a ótica da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, e conta com o apoio dos departamentos da unidade, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e da Boitempo Editorial.

Em sua sexta edição, o tema da Semana é Brasil: múltiplas abordagens para um país de múltiplas realidades. A cada dia contaremos com a realização de três mesas (respectivamente as 14h, 17h e 20h) e a exibição de um filme na parte da manhã, que irão problematizar as complexas relações do Governo Federal com as regiões do país, tendo em vista toda a multiplicidade que as compõe; as disputas nas regiões fronteiriças do país reorganizadas pelos interesses mercantis; a localização política e econômica do Brasil no cenário internacional; as políticas culturais na e para as cidades e as questões que envolvem o cenário urbano e os direitos humanos.

Em todas as suas edições, nosso intuito é sempre o de ultrapassar os limites da academia, desde a escolha da temática e dos convidados, até a forma como pensamos a realização dos debates. Assim, nosso principal objetivo é fazer participar e estabelecer diálogo não só com acadêmicos e estudantes da área, mas com toda a sociedade.

Confira duas apresentações das mesas “Bolívias, Perus e Paraguais: Atual situação dos imigrantes” e “Dois projetos para América Latina”:

“Migração boliviana e latino americana em São Paulo” – Patrícia Freitas

“Auditoria da dívida pública” – Maria Lúcia Fattorelli