“Desde 2006, o DCE Livre da USP tem encargos trabalhistas para serem quitados, devido ao trabalho exercido por dois ex-funcionários responsáveis pelo secretariado da entidade. Apesar do acordo feito por antigas gestões com ambos, a dívida não foi quitada, pois nossa entidade deixou de receber as verbas oriundas dos aluguéis do Centro de Vivência naquele ano, e que até hoje se mostra como um problema para o auto-financiamento da entidade.

A falta no pagamento, ao longo dos últimos anos, gerou um processo trabalhista movido contra o DCE e, hoje, três diretores da atual gestão Melodia acabaram tendo que responder diretamente pelo processo, tendo inclusive suas contas bloqueadas para quitar parte da dívida. Para nós, é prioridade da gestão dar fim às dívidas trabalhistas, pois entendemos as dificuldades geradas a esses dois trabalhadores que sempre defenderam o Movimento Estudantil e a necessidade da organização política dos estudantes; é também uma dívida política. Ademais, entendemos  que não cabe a esses diretores responderem sozinhos e individualmente pelos problemas da entidade que representam temporariamente, mas sim que é tarefa de todo o Movimento Estudantil da USP o processo de reconstrução de sua maior entidade.”

DCE – Livre da USP

O CEUPES, a exemplo de outros centros acadêmicos da FFLCH – CAELL e CEGE, fez uma doação no valor de R$ 700,00 ao DCE-USP.