Semana passada, o CEUPES chamou um GT (grupo de trabalho) para @s estudantes discutissem sobre a redução da cota pró-aluno e suas implicações. Neste espaço discutimos a questão da permanência estudantil e da falta de participação d@s estudantes em decisões que afetam diretamente sua vida na universidade. Assim como no semestre passado, o caso de Sociologia II e da cota de impressão nos faz refletir sobre outras questões da universidade, como a falta de professores, a quebra do gatilho automático (contratação automática de docentes), reforma das grades curriculares, UNIVESP, etc.

Neste sentido, o CEUPES convida a tod@s para continuarmos esse debate. GD (grupo de discussão) sobre Acesso e Permanência, Quebra do Gatilho Automático e Cota de Impressão da Sala Pró-Aluno nesta quarta-feira, dia 29/09, às 18h, no espaço verde. Participe!

UNIVESP: O que ficou pra trás e o que temos pela frente?

No ano passado, o curso de Ciências Sociais conjuntamente com outros cursos protagonizou a construção da greve contra a implementação da UNIVESP. O entendimento d@s estudantes era que esse projeto do governo estadual, utilizava-se do ensino à distância substituindo e não complementando a formação inicial de professores. Este projeto, de acordo com a secretária de ensino superior, solucionar dois problemas: a falta de preparo d@s professores e o acesso restrito às universidade estaduais paulistas . No entanto, @s estudantes criticavam essa “solução”, por entender que ela precarizava ainda mais o ensino. Desta forma, houve um forte debate sobre a condição do ensino público no Estado de São Paulo e sobre o acesso à universidade. E mais do que isso, em uma assembleia em nosso curso, também debatemos quais seriam as respondas e propostas do movimento para tais problemas como: fortalecimento dos cursos de licenciatura presenciais, cursos de extensão gratuitos para professores da rede e iniciamos o debate sobre cotas nos vestibulares.

Porém, neste ano, a UNIVESP foi implementada na USP, e é necessário que @s estudantes atualizem esse debate e se posicionem novamente sobre esse assunto.

Por isso, neste segundo semestre, o CEUPES irá participar e organizará o plebiscito sobre a UNIVESP em nosso curso de 3 a 8 de outubro.