Plenária Eleitoral do curso de Ciências Sociais

A cada ano em nosso curso são realizadas eleições para a gestão do centro acadêmico. Esse processo é garantido pelo CEUPES, no entanto, cabe às/aos estudantes discutirem como e quando as eleições irão funcionar. É muito importante a presença de tod@s nesta plenária eleitoral para que o processo seja de fato democrático e de conhecimento de tod@s.

Plenária Eleitoral, dia 6 de outubro, às 18h no saguão de entrada!

UNIVESP:  que ficou pra trás e o que temos pela frente?

No ano passado, o curso de Ciências Sociais conjuntamente com outros cursos protagonizou a construção da greve contra a implementação da UNIVESP. O entendimento d@s estudantes era que esse projeto do governo estadual, utilizava-se do ensino à distância substituindo e não complementando a formação inicial de professores. Este projeto, de acordo com a secretária de ensino superior, solucionar dois problemas: a falta de preparo d@s professores e o acesso restrito às universidade estaduais paulistas . Entretanto, @s estudantes criticavam essa “solução”, por entender que ela precarizava ainda mais o ensino.

Desta forma, houve um forte debate sobre a condição do ensino público no Estado de São Paulo e sobre o acesso à universidade. E mais do que isso, em uma assembléia em nosso curso, também debatemos quais seriam as respondas e propostas do movimento para tais problemas como: fortalecimento dos cursos de licenciatura presenciais, cursos de extensão gratuitos para professores da rede e iniciamos o debate sobre cotas nos vestibulares.

Porém, neste ano, a UNIVESP foi implementada na USP, e é necessário que @s estudantes atualizem esse debate e se posicionem novamente sobre esse assunto. Por isso, neste segundo semestre, o CEUPES irá participar e organizará o plebiscito sobre a UNIVESP em nosso curso de 3 a 8 de outubro. Este plebiscito faz parte das resoluções do X Congresso d@s estudantes da USP e tem como intuito que @s estudantes se envolvam nessa discussão e que o movimento estudantil problematize a qualidade da educação e o papel das licenciaturas na nossa universidade.

Para quem quiser mais informações, o CEUPES está distribuindo a cartilha sobre o programa que foi elaborada no comitê do plebiscito da UNIVESP.